Instâncias do EC2 – Entendendo os tamanhos na AWS

Tempo de leitura: 13 minutos

Instâncias EC2
Instâncias EC2

Instâncias do EC2 – Entendendo os tamanhos das instâncias na AWS

Atualmente a AWS conta com inúmeros tipos de instâncias do EC2. Isso se da ao fato de que com o passar do tempo e evolução da plataforma, novas ofertas de processamento, memória e armazenamento estão disponíveis aos clientes. Graças a essas ofertas é possível dimensionar um ambiente em nuvem de acordo com as suas necessidades. Porém como escolher a instância correta? Vamos entender cada classe das instancias EC2.

Instancias de Uso Geral.

Instancias T2

Instâncias T2 é um tipo de instância de uso geral de baixo custo que oferecem um nível básico de desempenho da CPU com capacidade de intermitência acima da linha de base. Cada instância do T2 obtém créditos de CPU a uma taxa estabelecida que se baseia no tamanho da instância. Essas instâncias acumulam créditos de CPU como e quando ficam ociosos e utilizam os créditos de CPU como e quando eles se tornam mais ativos. Essas instâncias são uma melhor opção para cargas de trabalho que não exigem a CPU completa consistentemente, mas raramente requerem o uso completo. Essas instâncias são adequadas para cargas de trabalho de propósito geral, como ambientes de desenvolvedores, bancos de dados pequenos e servidores da Web.

Instancias M4

As instâncias M4 são a última geração de instâncias de propósito geral (General Purpose). Esta família oferece recursos equilibrados de computação, memória e rede e é uma boa opção para muitas aplicações.
As instâncias do M4 também fornecem Enhanced Networking que dá até quatro vezes a taxa de pacote de em comparação as instâncias sem o Enhanced Networking, enquanto garante latência confiável, mesmo sob alto I/O de rede. Quando estiver dentro dos grupos de canais, o Enhanced Networking diminui a latência média entre instâncias em 50% ou mais. Por padrão, essas instâncias são EBS-Optimized e possuem uma capacidade de rede dedicada para operações de I/o.

Detalhando as instâncias M4:

large: Esta é a última geração de instâncias de propósito geral (General Purpose). Ela tem 8Gb de memória e suporta apenas armazenamento em EBS. Ela tem uma largura de banda dedicada ao EBS de 450 Mbps e dois vCPUs.

Xlarge: Esta instância tem o dobro de vCPU do que a instância m4.large, ou seja, 4 vCPU. Ela também suporta apenas armazenamento EBS em SSD. Ela tem 16GB de memória e 750 Mbps de largura de banda dedicada ao EBS.

2xlarge: A instância de 2xlarge suporta enhanced networking (rede avançada) com largura de banda dedicada ao EBS de 1000 Mbps. Ela tem 8 vCPUs e suporta 32 GiB de memória. Ele oferece armazenamento somente para EBS SSD.

4xlarge: Esta instância tem 16 vCPU e 64GB de memória. A instância 4xlarge suporta apenas armazenamento EBS SSD, e tem largura de banda EBS dedicada de 2000 Mbps.

10xlarge: Esta é a instância de maior capacidade. Ela tem 40 vCPUs e suporta memória de 160 GiB e largura de banda dedicada ao EBS de 4000 Mbps. Como outras instâncias m4, ele só tem EBS SSD.

Instancias M3

O tipo de instância M3 oferece um equilíbrio de recursos de memória, rede e computação. Estas instâncias são para máquinas virtuais de uso geral, ea maioria das instâncias EC2 pertencem a esta categoria.

As instâncias M3 são adequadas para bancos de dados de médio e pequeno porte, tarefas de processamento de dados que exigem memória extra, servidores back-end para SAP, computação em cluster, Microsoft SharePoint e vários outros aplicativos.

Instancias otimizadas para computação (processamento)

Instancias C4

Essas instâncias são otimizadas para computação e apresentam processadores de desempenho máximo com o menor desempenho de cálculo/preço nos tipos de Instância EC2. Essas instâncias são adequadas para aplicativos que derivam vantagem de processadores de alto desempenho. As instâncias C4 são ideais para transcodificação de mídia, servidores de jogos Massively Multiplayer, servidores web de alto tráfego, cargas de trabalho de processamento em lote e computação de alto desempenho.

As instâncias do C4 dependem de processadores customizados de 2,9 GHz Intel Xeon E5-2666 v3, especificamente otimizados para o EC2. A tecnologia Intel Turbo Boost ajuda a velocidade de clock das instâncias C4 para rodar a 3.5Ghz com 1 ou 2 núcleos.

large: Esta instância otimizada de computação tem processadores de alto desempenho. Este modelo tem 2 vCPUs, largura de banda EBS dedicada de 500 Mbps e 3,75 GiB de memória.

Xlarge: O modelo xlarge tem 4 vCPUs e suporta apenas armazenamento EBS. Todos os modelos C4 podem ser usados ​​para aplicações de clusters e redes. Este modelo tem uma largura de banda de EBS dedicada de 750 Mbps e memória de 7,5 GB.

2xlarge: Este modelo da instância C4 tem 1000 Mbps de largura de banda dedicada ao EBS. Esta instância tem 15GB de memória e suporta 8 vCPUs.

4xlarge: Ela tem 16 vCPUs e oferece 2000 Mbps de banda dedicada EBS.

8xlarge: Esta instância C4 tem a capacidade de controlar as configurações do P-states e C-states . Ele tem largura de banda de 4000 Mbps de EBS dedicado, 36 vCPUs e 60 de memória GiB. Como todos os outros modelos C4, ele só tem armazenamento EBS.

Instancias C3

Quando comparado as instâncias C1, as instâncias C3 oferecem processadores muito mais rápidos com o dobro de memória e vCPU. Essas instâncias são adequadas para aplicações que derivam vantagem de uma grande quantidade de capacidade de computação (processamento) e não tanta memória e são mais adequadas para servidores web de alto desempenho e várias aplicações de computação intensiva.

As instâncias calculadas otimizadas são uma introdução recente da AWS. As instâncias são destinadas a fornecer o máximo desempenho a um preço acessível. Eles têm desempenho por núcleo, que supera aquelas oferecidas por qualquer um dos tipos de instâncias do AWS EC2, com uma relação preço-desempenho que seria o melhor ajuste para cargas de trabalho de computação intensiva.

Tipos de instâncias C3:

large: Esta instância tem um processador de alta freqüência, o Intel Xeon E5-2680 v2 e dois vCPUs. Ele suporta 3.75GiB de memória e tem um armazenamento SSD de 2 x 16 GB.

Xlarge: A instância xlarge suporta cluster com memória de 7,5 GiB e 4 vCPUs. Ele tem 2 x 40 GB armazenamento SSD. Estas instâncias são altamente recomendadas para aplicações de engenharia e jogos MMO.

2xlarge: C3 instâncias têm armazenamento que é com tecnologia SSD. Esta instância tem 8 vCPUs. Ele suporta 15 GiB de memória e tem 2 x 80 GB armazenamento SSD.

4xlarge: Esta instância suporta “enhanced networking” com 2 x 160 GB armazenamento SSD. Ele tem 16 vCPUs e suporta 30 GiB de memória. Todas essas instâncias C3 podem ser usadas em servidores web e análises distribuídas.

8xlarge: Com 32 vCPUs, a 8xlarge é a maior de todas as instâncias do C3. Possui 60 GB de memória e suporta 2 x 320 GB de armazenamento SSD.

X1

Essas instâncias são mais adequadas para aplicações em memória em larga escala, e oferecem o menor preço para cada GiB de RAM entre os outros tipos de instância do AWS EC2. As instâncias X1 são a mais recente a entraram no grupo de instâncias com otimização de memória e destinam-se à execução de bancos de dados e aplicativos em memória para grande escala na nuvem da AWS. Essas instâncias fornecem 1.952 GiB de memória baseada em DDR4, 8 vezes a memória fornecida por qualquer uma das instâncias do AWS EC2. Eles são alimentados por 4 processadores Intel® Xeon® E7 8880 v3 e fornecem 128 vCPUs.

Em comparação com outras instâncias do Amazon EC2, estas oferecem o menor preço para cada GiB de RAM e são mais adequadas para a execução de bancos de dados em memória ou implantações de ERP como o SAP HANA, outros grandes mecanismos de processamento de dados como o Presto ou o Apache Spark e o HPC (High Performance Computação). Estas instâncias são certificadas pela SAP para a execução de ambientes de produção do Business Suite da próxima geração no HANA (SoH), Business Suite S / 4HANA, Business Warehouse no HANA (BW) e Data Mart Solutions no HANA na nuvem AWS.
R4

As instâncias R4 são otimizadas para aplicações com uso intensivo de memória e oferecem um preço por GiB de RAM melhor que as instâncias R3.

Essas instâncias são mais adequadas para análises na memória e bancos de dados de alto desempenho, incluindo bancos de dados NoSQL e bancos de dados relacionais, como aplicativos MemcacheD / Redis e MongoDB. Essas instâncias suportam imagens de máquina Amazon HVM (Virtualização de hardware) somente.

Indicações:
Recomendamos as instâncias R4 para bancos de dados de alto desempenho, mineração e análise de dados, bancos de dados na memória, armazenamento distribuído em caches na memória com escala de web, aplicações que executam processamento de big data não estruturado em tempo real, clusters de Hadoop/Spark e outras aplicações corporativas.

R3

As instâncias R3 são otimizadas para aplicações com alto uso da memória, além de oferecer um preço mais baixo por GiB de RAM.

GPU

P2
As instâncias P2 são destinadas a aplicações de computação GPU para uso geral (General Purpose).

Ela possui processadores Intel Xeon E5-2686v4 (Broadwell) de alta frequência com GPUs NVIDIA K80 de alto desempenho, cada uma com 2.496 núcleos de processamento paralelo e 12 GiB de memória de GPU sendo compatível com GPUDirect™ (comunicação peer-to-peer entre GPUs).
Oferece redes aperfeiçoadas (enhanced networking) usando o adaptador de rede elástico do Amazon EC2, com até 20 Gbps de largura de banda agregada de rede em um Placement Group. Finalizando sendo EBS Optimized por padrão, sem custo adicional

G2

As instâncias do G2 são adequadas para aplicações de cálculo de GPU de uso geral e gráficos. Eles pertencem a uma família GPU-powered e oferecem modelagem molecular, aprendizagem de máquinas, renderização, trabalhos de transcodificação e streaming de jogos, que exigem enormes quantidades de poder de processamento semelhante. Essas instâncias fornecem uma GPU NVIDIA de alto desempenho com 4 GB de memória de vídeo e 1.536 núcleos CUDA, o que os torna adequados para visualizações 3D, serviços de criação de vídeo e aplicativos com uso intensivo de gráficos. A NVIDIA GRID GPU contém codificação de vídeo acelerada por hardware que produz fluxo de vídeo H.264, que pode ser exibido em qualquer dispositivo com um codec de vídeo adequado. Essas instâncias são adequadas para streaming de aplicativos 3D e outras cargas de trabalho de computação GPU.

F1
As instâncias F1 oferecem aceleração de hardware personalizável com matrizes programáveis em campo (FPGAs).

Elas possuem Processadores Intel Xeon E5-2686v4 (Broadwell) de alta frequência com frequência base de 2,3 GHz com armazenamento SSD NVMe sendo compatíveis com as redes aperfeiçoadas (enhanced networking) do Amazon EC2.

Mais recursos dessas instancias:
FPGAs Xilinx UltraScale+ VU9P
64 GiB de memória com proteção ECC em 4xDDR4
Interface PCI-Express x16 dedicada
Aproximadamente 2,5 milhões de elementos de lógica
Aproximadamente 6.800 mecanismos de Digital Signal Processing (DSP)
AMI para desenvolvedores de FPGA

Armazenamento Otimizado

I2

As instâncias do I2 são instâncias de armazenamento de alta capacidade que oferecem armazenamento de instância com suporte SSD rápido, o que é melhor para o desempenho de Entrada / Saída aleatório alto e fornecem IOPS máximo ao menor custo. O armazenamento de dados primário nessas instâncias é o armazenamento de instâncias baseado em SSD. Como com todos os outros armazenamento de instância, esses volumes continuam durante a vida da instância. Ao encerrar e parar uma instância, os aplicativos, bem como os dados armazenados no armazenamento de instância, são apagados. Recomenda-se fazer cópias de segurança em intervalos regulares ou replicar os dados armazenados no armazenamento da instância. Essas instâncias suportam volumes SSD com TRIM. O usuário pode ativar o comando TRIM para notificar o controlador SSD quando os dados não forem mais necessários. Isto oferece ao controlador muito mais espaço livre disponível que pode diminuir a amplificação de escrita enquanto aumenta o desempenho.

Instâncias de armazenamento denso

D2

Essas instâncias oferecem até 48 TB de armazenamento baseado em HDD, fornecendo enorme taxa de transferência de disco e oferecendo o menor preço para cada desempenho de transferência de disco em AWS EC2. As instâncias D2 destinam-se a cargas de trabalho que precisam de maior acesso sequencial de gravação e leitura para conjuntos de dados maiores no armazenamento local. Eles são mais adequados para armazéns de dados MPP (Massive Parallel Processing), Hadoop, computação distribuída MapReduce e computação de processamento de dados ou log.

Por padrão, essas instâncias são otimizadas para o EBS e oferecem um throughput de armazenamento de blocos dedicado para o AWS EBS, que varia de 750 Mbps até 4.000 Mbps gratuitamente. Essas instâncias otimizadas para o EBS permitem que você alcance regularmente o máximo desempenho para volumes EBS, reduzindo a contenção entre o tráfego de rede ea E / S do Amazon EBS a partir da instância D2.

Avaliando Tipos de Instância do AWS EC2

O Amazon EC2 oferece um grande número de alternativas em vários tipos de instância. Cada um oferece diferentes opções de tamanho, que são organizadas em famílias separadas que são aprimoradas para diferentes aplicações. Como ponto de partida para testar o desempenho do aplicativo, recomendamos que você primeiro avalie as necessidades de seus aplicativos. Para avaliar o desempenho do aplicativo, é melhor começar reconhecendo os requisitos do aplicativo nas diferentes famílias de instâncias. Em seguida, você pode dimensionar a carga de trabalho para identificar o tamanho de instância adequado.

Ufa, aprendemos mais sobre cloud computing. Quer receber mais conteúdo em primeira mão?

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

>