Sobre

Sobre o Aprenda Cloud – Lugar certo para Aprender Cloud Computing

O Cloud Computing, ou Computação em Nuvem é um conceito de infraestrutura sob demanda para computação via internet. Este conceito tem mudado a forma como as empresas vem lançando produtos.

Cada vez mais novos produtos tem sido lançados com muito menos esforço e a computação em nuvem tem sido a principal ferramenta para alcançar este objetivo.

Para um produto digital, um app, um site, um e-commerce, entrar em produção, as empresas gastavam com contratação de pessoas e compra de equipamentos hoje desnecessárias, pois com a computação em nuvem, com poucos cliques você prepara um ambiente pronto para ser escalado facilmente de acordo com suas necessidades.

Antigamente no mínimo você teria que comprar um servidor, pensar na redundância de internet, energia e refrigeração, além de ter pessoal para gerir tudo isso. Ou seja, você teria um “mini data center” nascendo dentro da sua empresa ou na garagem da sua casa. E quando seu produto crescer? Comprar outro servidor? Contratar mais link de internet? E nos momentos de ociosidade, estes equipamentos/recursos ficariam sobrando?

Outra opção seria a locação de espaços para você colocar seu hardware, termo conhecido como On-Premise. Mas não evitaria investimentos, por exemplo na locação de espaço e na compra de equipamentos.

Hoje com o Cloud Computing, você ja tem todos esses problemas resolvidos, ou seja, não precisa se preocupar com redundância de link de internet, energia ou refrigeração. Não precisa de altos investimentos com compra de hardware, pois tudo isso esta disponível a hora que você precisar e o melhor, com Cloud Computing você só paga pelo que usar.

As vantagens não param por ai, além de altos investimentos iniciais virarem despesas variáveis, quanto mais você usar a nuvem, mais barata ela pode ficar.

Pois é, a Computação em Nuvem já é uma realidade e eu ja vi empresas inteiras mudarem seus data center para a nuvem. Isso mesmo, um data center inteiro migrado para a nuvem.

O pessoal da Amazon Web Services até fez uma post em um de seus blogs, citando possíveis utilidades para seu antigo data-center. Veja neste link.

Hoje temos vários provedores se dizendo ter uma solução para Cloud Computing. Mas será mesmo que o produto que ele esta oferecendo segue o conceito de Cloud Computing? Ja encontrou por ai algum produto se dizendo ser Cloud Computing e ter cobrança fixa? Onde esta o conceito de “pague pelo que usar”?
Ja teve medo de estourar seu orçamento com Cloud Computing pois não sabia o que estava contratando?
Ja perdeu noites de sono com a variação do dólar influenciar seu gasto com Cloud?

Também ja passei por isso, principalmente quando comecei com Cloud Computing em 2012.
É por isso que fundei o AprendaCloud, um lugar para você aprender Cloud Computing!
Com o objetivo de te ajudar a levar suas ideias para a nuvem sempre buscando o melhor custo beneficio dentro das soluções no mercado.

Quer aprender mais sobre Computação em nuvem? Cadastre seu email abaixo e receba as novidades sempre em primeira mão.

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

>

Minha Carreira

Sou desenvolvedor desde 2008, porém antes disso ja passei pelo suporte e manutenção de micro computador e técnico em redes. Trabalhei com algumas tecnologias e linguagens de programação (Delphi, Java, AngularJS e outras), mas as que fizeram diferença na minha carreira foram as relacionadas com a Web (isso exclui o Delphi, rsrsrs).

A Web é algo realmente grande, e muitas pessoas estão descobrindo agora o poder da internet.

Hoje podemos fazer muitas coisas pela internet, ela tem facilitado nossa vida. Quantas tarefas você fazia no seu dia a dia e que hoje você faz pela web? Ir ao banco? Comprar algum produto? Acredito que no mínimo usar o internet banking ou comprar algo pela internet você ja fez!

Dos sistemas que eu fiz, da pra contar nos dedos da mão quantos foram pra web. E isso me deixava triste e frustrado por ver um produto pronto pra funcionar mas o mesmo não entrava em produção.

Os motivos, ou desculpas, sempre foram as mesmas; “estamos esperando a compra de servidor” ou “o pessoal de infraestrutura não preparou o servidor que vamos usar”.

Cansado disso eu comecei a meter a mão na massa, ou seja, além de desenvolver a aplicação, pedia acesso para o pessoal de infraestrutura ao servidor e então colocava a aplicação em produção. As vezes fazia manualmente, mas a maioria das vezes tentei usar ferramentas que automatizavam estas tarefas. (Vagrant, Jenkins, Chef e outras)

Com isso acabei aprendendo outra cultura, a de DevOps e esta metodologia é perfeita para times em que o produto sofre constantes alterações (como melhorias) e precisam rapidamente entrar em produção.

Minha carreira indo para as Nuvens. (e isso é bom!)

Em um dos projetos web que trabalhei precisei rapidamente colocar uma parte da aplicação para ser acessada através da internet e outra ia ser acessada internamente. Porém praticamente todo o time de infraestrutura estava ocupado com outro projeto e não pode ajudar o time de desenvolvimento com esta tarefa, foi então que tive a oportunidade de colocar a aplicação na web com a Amazon Web Services.

E foi ai o primeiro contato com Cloud Computing, em 2012. Gostei tanto do conceito que migrei meu site www.thiagopagotto.com.br antes hospedado em um provedor no Brasil para a Amazon Web Services, e isso levou poucas horas. Usei a Amazon por um ano gratuitamente, e antes de acabar o período de testes, migrei novamente meu site, porém para um Cloud mais barato, migrei para a Digital Ocean.

Atualizações e novidades para você leitor!

A area da tecnologia esta sempre evoluindo, e ficar sem se atualizar pode te deixar em desvantagem em comparação ao mercado de trabalho, porém é bem difícil conciliar os eventos de TI com o nosso dia a dia corrido no trabalho. Porém o Aprenda Cloud tem um compromisso com a comunidade e isso inclui a participação de eventos de TI.

Participamos do AWS Summit, que é um dos únicos eventos de Cloud Computing do pais, e de outros eventos co-relacionados. Como também gosto de programar, eventos de desenvolvimento de software também estão na nossa agenda.

A participação destes eventos nos mantém próximos da comunidade e toda essas novidades é trazida pra dentro do Aprenda Cloud e você confere aqui tudo que acontece no mercado.

eventos
Aprenda Cloud participa de grandes eventos de TI

Agora depois das frustrações de depender de infraestrutura para entregar meus produtos e de ver todo o poder da computação em nuvem eu quero te ajudar a aprender computação em nuvem e fazer você também mover suas ideias para a nuvem.

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

>